O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) suspendeu o protocolo de pedidos de financiamentos de mais duas linhas de crédito rural do Plano Safra 2022/23 nesta semana. De acordo com o Valor, foram suspensas a linha de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) da Faixa II, com juros de 6% ao ano, e o Programa Crédito Agropecuário Empresarial de Custeio, que atende produtores de grande porte.
Os programas foram fechados por causa no “nível de comprometimento dos recursos disponíveis”, diz a reportagem.
Em 30 agosto, o BNDES anunciou a suspensão de novos pedidos de financiamento para várias linhas ,como o Moderfrota, o Pronaf; linhas de custeio e investimento do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp); algumas linhas do Programa para a Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Programa ABC+); todas as linhas do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA); Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro).
Outras instituições financeiras receberam limites equalizáveis nesta temporada e ainda podem ter saldos para financiamentos com subvenção nessas linhas.