Por André Garcia
A portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) que cria o Polo de Irrigação Sustentável do Médio Norte de Mato Grosso foi assinada na manhã desta quinta-feira, 15/6. Com 89 mil hectares, o projeto vai beneficiar produtores em 19 cidades da região do Alto Teles Pires.
Nos dias 6 e 7 de junho, agricultores da região participaram de oficina de planejamento no município de Sorriso (400 km de Cuiabá). Durante os encontros foram definidos o nome do Polo, sua abrangência, matriz de pontos fortes e fracos, carteira de projetos e grupos de estudo.
Nesta quinta-feira, 15/6, em cerimônia de comemoração do Dia Nacional da Agricultura Irrigada, o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Filipe de Melo Sampaio Cunha, falou sobre a necessidade de regulação dos recursos hídricos no País e defendeu a desburocratização destes procedimentos.
“No Brasil são irrigados 8 milhões e meio de hectares, isso é menos de 1% do território nacional irrigado. O Brasil tem potência estimada para irrigar cerca de 55 milhões de hectares sem mexer em áreas protegidas ambientalmente, sem mexer em áreas que precisam ser preservadas”, disse.
Além deste, o ministério já reconheceu outros 9 polos nacionais. O titular do MIDR, Waldez Góes, destacou que o fortalecimento da política de irrigação tem capacidade para gerar milhares de empregos, além de ampliar a produção de alimentos com baixas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).
“É uma agenda atualizada com a pauta do aquecimento global e das mudanças climáticas. Esse é um debate que deve se intensificar e o Brasil deve se tornar o protagonista. Assim sendo, precisamos cuidar das fontes”, pontuou.
Entregas
No evento de hoje houve ainda a entrega simbólica de patrulhas agrícolas aos municípios mato-grossenses de Canarana e Confresa e a dois consórcios que reúnem 12 cidades do estado, localizadas nas regiões sul e Araguaia-Xingu.
Os kits incluem motoniveladora, pá carregadeira, escavadeira, rolo compactador e caminhão basculante e foram adquiridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao MIDR.
LEIA MAIS:
Tecnologias combinadas para enfrentar a seca na soja
Retirada de água do meio ambiente atingiu 4,1 trilhões de m³ em 2020
Extremos climáticos geram perdas de R$ 287 bi no agro brasileiro
Desmate no Matopiba põe em risco abastecimento de água de 373 cidades