O Brasil exportou aos países árabes mais de 800 mil toneladas de carne de frango apenas no primeiro semestre deste ano, afirmou, na segunda-feira, 4/7, Ricardo Santin, presidente do Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), durante participação em painel do 4º Fórum Econômico da Câmara Árabe de Comércio Brasileiro.
Segundo Santin, a guerra na Ucrânia potencializou a necessidade daqueles países em conseguir alimentos. Para ele, o Brasil está pronto e apto a continuar embarcando a proteína aos países árabes, conforme a demanda. “O desafio é continuar a fazer bem e a respeitar a lei islâmica”, acrescentou.
Potencial de crescimento
No mesmo evento, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, destacou que o comércio do Brasil com os países árabes atingiu a cifra histórica de US$ 24 bilhões em 2021, mas que mostra ainda “enorme potencial de crescimento”, com destaque para os produtos do agronegócio.
“O Brasil se tornou o maior exportador de proteína halal permitido aos muçulmanos do mundo”, disse o ministro no vídeo gravado para o Fórum. A certificação halal garante que os produtos seguem as regras do islamismo, mas também busca o bem estar animal e a preservação ambiental.
Fonte: Estadão Conteúdo