HomeMundo

Maior banco da França é denunciado por financiar Marfrig em casos de desmatamento

Maior banco da França é denunciado por financiar Marfrig em casos de desmatamentoEmpresa é acusada de envolvimento em destruição ambiental. Foto: Marfrig

Entidades processam banco francês por financiar desmate no Brasil
Contaminação por agrotóxicos cresce quase 10 vezes no Brasil
MT tem projeto de prevenção ao trabalho escravo

Um dos maiores bancos do mundo, o francês BNP Paribas foi notificado, na segunda-feira, 17/10, por colaborar com o desmatamento na Amazônia e com graves violações de direitos humanos na região. As informações são da Repórter Brasil.

“Os bancos não podem mais fingir que não sabem que seus financiamentos e investimentos alimentam o desmatamento e o caos climático”, afirmou Jérémie Suissa, diretor da organização francesa Notre Affaire à Tous, sobre a intimação que pode abrir caminho para primeira ação na Justiça francesa por desmate e violações aos direitos humanos no Brasil.

O BNP foi notificado por apoiar financeiramente a Marfrig, gigante brasileira que é uma das líderes mundiais na produção de carne e que é acusada de ter envolvimento em casos de trabalho escravo e destruição ambiental, inclusive em terras indígenas, em fazendas de gado que abastecem suas unidades.

Liderada pela ONG francesa e pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), e apoio da organização norte-americana Rainforest Action Network, a ação contra o banco se apoia no Código Comercial francês, que prevê que é responsabilidade das empresas evitar violações socioambientais em suas atividades.

“A iniciativa é importante para mostrar a conexão entre os crimes que acontecem no campo e os atores econômico-financeiros”, afirma Xavier Plassat, coordenador da Campanha contra o Trabalho Escravo da CPT. “O BNP Paribas organiza a captação de recursos para que essa cadeia produtiva funcione e fecha os olhos para essas violações. Por isso, se torna co-responsável nos termos da legislação francesa”.