Os ministros da Agricultura de 34 países das Américas vão se reunir na quarta-feira, 1/9, e quinta-feira, 2/9, em conferência virtual, por causa das condições impostas pela epidemia da covid-19, informa o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). As autoridades tratarão de ameaças ao comércio agropecuário, como a peste suína africana (PSA) nas Américas, recentemente reconhecida pela República Dominicana.
O encontro, que neste ano terá como lema “Sistemas Agroalimentares Sustentáveis, Motor do Desenvolvimento das Américas”, também vai definir o posicionamento comum do Hemisfério na Cúpula sobre Sistemas Alimentares, das Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorrerá em 23 de setembro, em Nova York (EUA). Os desafios ambientais, sociais e econômicos que os sistemas alimentares dos países das Américas enfrentam também estarão presentes no debate.
O diretor geral do IICA, Manuel Otero, disse no comunicado que “essa convocação nos oferece uma grande oportunidade de debater o papel dos sistemas agroalimentares sustentáveis como eixo estratégico para a recuperação econômica dos nossos países no pós-covid-19. Não podemos desperdiçá-la. Vivemos enormes desafios, e o IICA e os seus países membros das Américas devem estar cada vez mais preparados e com as ferramentas necessárias para enfrentá-los”.
Participação
A enviada Especial do Secretário-Geral da ONU para a Cúpula sobre Sistemas Alimentares, Agnes Kalibata, é uma das participantes, em 1º de setembro, quarta-feira, após a abertura do evento, que contará com a presença do Presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado.
Espera-se que, na sua apresentação aos ministros da agricultura das Américas, a enviada especial do secretário-geral da ONU informe sobre o andamento da preparação da Cúpula sobre Sistemas Alimentares, foro para o qual os países do Hemisfério, mobilizados com o apoio do IICA, chegaram a um posicionamento comum.
Os desafios ambientais, sociais e econômicos enfrentados pelos sistemas alimentares dos países das Américas também estarão presentes no debate.
Kalibata é uma destacada cientista e foi ministra da Agricultura de Ruanda.
Fonte: Estadão Conteúdo