HomePantanal

“Fogo no Pantanal é Crime” promete conscientizar a população

“Fogo no Pantanal é Crime” promete conscientizar a populaçãoUso do fogo está proibido até fim do ano e bioma pede atenção. Foto: MMA

Nestlé compra gado criado ilegalmente em Terra Indígena do MT
Incêndio devasta Parque do Cristalino II, ao Norte de MT
Consumo de carne bovina deve cair ao menor nível em 26 anos no Brasil

A campanha “Fogo no Pantanal é Crime” foi lançada neste mês de julho pelo Governo Federal, com o objetivo de conscientizar a população que reside no Pantanal sobre a proibição do uso do fogo, de qualquer forma, em função da seca extrema que atinge o bioma.

Com a intensificação das condições climáticas adversas em 2024, o Pantanal sofre com a pior seca em 70 anos, temperaturas elevadas e ondas de calor. A campanha lançada visa atingir moradores das zonas rurais e próximas a grandes centros urbanos dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sobre os riscos do descumprimento da lei estadual que proíbe uso de fogo até o fim do ano.

O uso de fogo no Pantanal está proibido até o fim do ano, e quem descumprir a lei poderá ser punido com multa e prisão, com pena de 2 a 4 anos.

De acordo com nota técnica do Laboratório de Aplicação de Satélites Ambientais (Lasa), da UFRJ, todos os focos de calor no bioma em maio e junho foram causados por ação humana. Não há registros de incêndios causados por raios no período. Cerca de 85% dos focos de incêndio no bioma estão localizados em áreas privadas. Os impactos desses incêndios são amplos e incluem danos à saúde pública, prejuízos econômicos e perda de biodiversidade.

A campanha é resultado da parceria entre a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O material pode ser acessado aqui.

Fonte: ICMBio