HomeAgricultura

Agricultor familiar, quilombola e indígena vão receber adubo orgânico

Agricultor familiar, quilombola e indígena vão receber adubo orgânicoFoto: Mairinco de Pauda

Dia do Cerrado: sojicultores adotam medida contra desmate ilegal no bioma
Com projeção de safra recorde, Brasil pode ser pressionado a exportar mais milho
Governo de MT e setor produtivo debatem sustentabilidade no campo

Um adubo totalmente sustentável feito a partir de uma mistura de lodo de tratamento de esgoto e esterco vai chegar agora a hortas e lavouras de agricultores familiares, quilombolas e indígenas do Estado. Isso será possível graças a uma parceria inédita entre Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) com a Ambiental MS Pantanal, Sanesul e Organics, fabricante de fertilizantes orgânico.

De acordo com a Semadesc, a parceria prevê a doação de 20% do novo fertilizante.

“Esse lodo, até então, era destinado 100% para os aterros sanitários e isso criava duas consequências: a primeira, você reduz o tempo de vida do aterro sanitário e a segunda, gera um custo para levar esse lodo. Através do emparceiramento com a empresa Organics, se identificou uma possibilidade técnica, de a partir do lodo, se criar um fertilizante, totalmente habilitado, credenciado e apto a gente poder destinar isso tanto comercialmente como para os produtores da agricultura familiar”,  salientou.

Segundo Paulo Antunes, diretor-presidente da MS Pantanal, esse percentual poderá representar cerca de 400 toneladas por período de produção, com o avançar da universalização do saneamento no Estado e a própria evolução do processo de produção do fertilizante.

“O projeto visa utilizar 100% do lodo das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da MS Pantanal, transformando-o em fertilizante por meio de processos de compostagem com esterco bovino e outras técnicas desenvolvidas pela Organics. Com esta iniciativa, MS se torna o único estado do Brasil a utilizar integralmente o lodo das ETEs de sua concessionária Estadual de água e esgoto de forma totalmente sustentável e circular” destaca Antunes.

Para Osvaldo Miaki, diretor executivo da Organics Biofertilizantes, a união de esforços entre a MS Pantanal & Organics, vai além do fornecimento de um fertilizante de alta qualidade.

“Trata-se de um compromisso com a sustentabilidade e a economia circular, utilizando o lodo das Estações de Tratamento de Esgoto de forma ambientalmente responsável”.