HomeAgricultura

Anvisa reafirma proibição do carbendazim no Brasil

Anvisa reafirma proibição do carbendazim no Brasil

Agrotóxico comum no Brasil pode colocar em risco abelhas nativas, diz estudo
Debatedores manifestam posições antagônicas sobre PL dos Agrotóxicos
Agrotóxicos sob suspeita por morte de abelhas no Brasil

A Anvisa confirmou a proibição do ingrediente ativo carbendazim em produtos agrotóxicos no País. A decisão, tomada na segunda-feira, 8/8, conclui a reavaliação toxicológica do carbendazim e cumpre com a determinação judicial da Ação Civil Pública que tramita na 6ª Vara Regional Federal/DF, que determinava que a agência concluísse a reavaliação do ingrediente ativo carbendazim no prazo de 60 dias, contados a partir do dia 10/6/2022.

“A medida visa proteger a saúde da população e dos trabalhadores rurais, considerando os riscos decorrentes do uso do carbendazim”, disse a agência em nota. “A descontinuação da importação, da produção, da comercialização e do uso de produtos técnicos e formulados à base de carbendazim deve ocorrer em até 12 meses, de maneira gradual e contínua, conforme cronograma constante da resolução aprovada.”

Conforme o comunicado, atualmente existem 41 produtos formulados e 33 produtos técnicos à base de carbendazim com registro ativo no Brasil e um total de 25 empresas detentoras de registros de produtos formulados e técnicos.

Fonte: Estadão Conteúdo