HomeAgricultura

Com alertas de temporais, chuva retorna a alguns municípios de MT

Com alertas de temporais, chuva retorna a alguns municípios de MT

Outubro ou novembro? A chegada do La Niña ainda é incerta
COP26: mudança climática já afeta produção agrícola em 28% do Centro-Oeste
Chuva acima da média no Centro-Sul e abaixo no Norte e Nordeste

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), após um longo período, em torno de 50 dias sem nada de chuva, ela retornou ao Estado do Mato Grosso.

Alguns municípios mato-grossenses, alerta o Inmet, serão atingidos por fortes temporais durante a semana. Caso de Alto Araguaia, Alto Taquari, Barão de Melgaço, Itiquira, Pedra Preta, Rondonópolis e Santo Antônio do Leverger.

Segundo o Climatempo, o avanço de uma massa de ar frio pelo interior do Brasil vai provocar rajadas de vento nesta quarta-feira, 10/8, em parte do Centro-Oeste e do Norte do Brasil.

Uma grande frente fria que se organizou sobre o centro-sul do Brasil avança sobre o Sudeste e o Centro-Oeste e a chuva poderá chegar a Brasília e na divisa de Mato Grosso com o Tocantins nesta quarta-feira.  São esperadas muita nebulosidade e chuva em várias áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.

No centro-oeste de São Paulo, no sul/sudoeste de Goiás, no sul, no centro, oeste, sul e sudeste de Mato Grosso, o sol já reaparece nesta quarta-feira, 10/8, e nebulosidade vai diminuindo no decorrer do dia. A temperatura entra em declínio com a chegada do ar polar e o dia vai esfriando.

Se algumas cidades vão ser atingidas por temporais, outras tantas ainda sofrem com o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar no Estado. E não são poucas.

Água Boa, Alto Boa Vista, Araguaiana, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Claudia, Cocalinho, Confresa, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Guarantão do Norte, Itaúba, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Querência, Ribeirão Cascalheira, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vila Rica são municípios que ainda estão sob a estiagem.