Nos dias 4 e 5 de abril, em Rondonópolis, a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) realiza treinamento para profissionais e técnicos da área de sementes. O treinamento conta com a organização da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) e será ministrado por técnicos da Fundação Pró-Sementes. As inscrições podem ser realizadas aqui.
As novas normas que regulamentam procedimentos da cadeia sementeira, desde a produção até a comercialização e utilização, entram em vigência no próximo dia 1/3. Elas têm o objetivo de alinhar as necessidades de toda a cadeia nacional de sementes, diminuindo a distância das práticas do setor.
O foco é na atualização da legislação brasileira de sementes da portaria nº 538, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que estabelece as normas para a produção, a certificação, a responsabilidade técnica, o beneficiamento, a reembalagem, o armazenamento, a amostragem, a análise, a comercialização e a utilização de sementes.
Novidades
Para a cadeia produtiva de sementes, as principais novidades são documentação para inscrições de campo, a implantação do termo aditivo para tratamento e/ou alteração de tamanho de embalagem, além do fim da exigência da autorização de transporte de sementes destinadas a conclusão do processo de produção em unidade da federação distinta de onde se iniciou.
Fonte: Aprosmat