Criado com o objetivo de tornar a agricultura familiar mais diversificada, o projeto Frutifica Sorriso, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Seaf), auxilia, desde 2019, os produtores rurais do município localizado a 420 km de Cuiabá. Eles se beneficiam não apenas com a frutificação, como com a criação de animais. Atualmente, a iniciativa oferece suporte técnico para mais de 30 agricultores que cultivam para consumo próprio e distribuição para escolas e restaurantes.
O portal G1 conversou com Jandir Maier, um dos beneficiários do programa, que se mudou do Rio Grande do Sul para o Mato Grosso em 1977. O agricultor contou que num primeiro momento a família se dedicou ao cultivo de café e cacau, além de criar gado. Hoje, a fazenda colhe uva, manga, batata-doce, mandioca, pitaia, além de criar animais como ovelha e porco.
O trabalho da família Maier conta com o apoio do engenheiro agrônomo Paulo Velozo, que acompanha os cultivos das propriedades.
“Nós começamos a acompanhar o processo desde o planejamento, que começa com a análise de solo e depois vem a recomendação técnica de calcário e de adubo. A gente também auxilia no planejamento da irrigação, mas, principalmente, acompanhamos o produtor no desenvolvimento das culturas”, revelou.