HomeAgricultura

Protocolo entre Brasil e Indonésia abre mercados para o agronegócio

Protocolo entre Brasil e Indonésia abre mercados para o agronegócioPaís tem 31 mercados abertos desde o início do ano. Foto: Mapa

População empregada no agro somou 19,09 milhões no 2º trimestre
PIB do Brasil cresce 0,9% no 2° trimestre de 2023, diz IBGE
Desmatamento zero e agricultura de baixo carbono devem ser prioridades para o Brasil

Dois importantes protocolos relativos à inspeção e aprovação do País e estabelecimentos para exportação de produtos da agropecuária brasileira foram firmados entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e as autoridades sanitárias da Indonésia. A medida permite a abertura de dois mercados para o Brasil e representa um avanço nas relações comerciais com o país.

“Ao longo destes sete meses estamos trabalhando com muito afinco na expansão dos nossos mercados, na pauta de exportações com valor agregado, que gera emprego tanto para o campo, quanto para a cidade”, comentou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

De acordo com os protocolos firmados, poderão ser exportados gado, que contribuirá para o melhoramento genético do rebanho da Indonésia, e subprodutos de animais para alimentação animal. Somente entre os meses de janeiro a julho deste ano, as exportações de produtos brasileiros para a Indonésia somaram mais de U$ 1,98 bilhão. Farelos de soja e outros alimentos para animais (excluídos cereais não moídos), farinhas de carnes e outros animais representam 51% dos produtos exportados para o país no período.

Em maio, Fávaro realizou uma reunião virtual com o ministro da Agricultura da Indonésia, Yasin Limpo, para tratar do fortalecimento das relações comerciais entre os países. No início deste ano, a Indonésia anunciou a abertura de mercado para a carne bovina brasileira.

A cerimônia de assinatura dos protocolos foi realizada em Belém, no Pará, onde as autoridades sanitárias da Indonésia estiveram reunidas por ocasião da Cúpula da Amazônia.

Agora, já são 31 mercados abertos para os produtos da agropecuária brasileira desde o início do ano.

Fonte: Mapa