HomeAgricultura

Reunião do G20 em MT tem maior adesão de ministros da história

Reunião do G20 em MT tem maior adesão de ministros da históriaEstado é o maior produtor de grãos do país. Foto: Wenderson Araújo/ CNA

MMA e MRE apresentam GT de Sustentabilidade do G20
Fundo Clima terá até R$ 15 bi em parcerias com BID e Banco Mundial
Uso sustentável da biodiversidade para bioeconomia na pauta do G20

Criado em 2011, o Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 tem como principal objetivo promover a cooperação internacional para tratar de questões essenciais para a agricultura mundial como a segurança alimentar, a agricultura sustentável, inovação tecnológica e adaptação às mudanças climáticas.

Sob a presidência pro tempore do Brasil, as reuniões do GT Agricultura acontecem de 10 a 14 de setembro no município de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. O estado é o maior produtor de grãos e também tem o maior rebanho bovino do país abrigados em três biomas diferentes: Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Coordenador do GT Agricultura, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Roberto Perosa, informou que as reuniões deste ano registram a maior adesão da história do grupo. São 23 delegações com ministros e autoridades de nível ministerial das principais economias do mundo.

A declaração foi dada no Fórum Internacional de Agricultura e Pecuária (FIAP), evento paralelo ao G20, realizado na segunda-feira, 9/9, em Cuiabá. Conforme o secretário, esta também é a maior participação de ministros nas reuniões dos Grupos de Trabalho do G20 neste ano.

Ao todo, o G20 Brasil conta com mais de 100 reuniões realizadas em todas as regiões do Brasil para discutir os diferentes temas.

Fonte: Mapa