Já são 27 os municípios em Mato Grosso com decretos de situação de emergência devido à falta de chuvas e a seca que assola a região. As medias variam entre 90 e 180 dias.
Desde o dia 30 de novembro, há registros de decretos municipais em diversas regiões produtivas do estado, segundo o Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso,
A crise hídrica e o calor intenso podem levar o Mato Grosso enfrentar a maior quebra da safra de soja da história, com projeção de queda de 20% na produtividade, segundo o Itaú BBA. O governador Mauro Mendes afirmou que o Poder Executivo está monitorando de perto a situação das lavouras, considerando medidas para auxiliar os produtores, de acordo com a Folha do Estado.
O Canal Rural Mato Grosso afirmou que, em Água Boa, que chegou a registrar 47 dias sem chuva “de verdade” em algumas áreas até o final de dezembro, produtores estimam perdas entre 30% e 40%.
O município de Sorriso, que havia em 21 de dezembro decretado situação de emergência de 120 dias, ampliou a medida para 180 dias na última semana.
Confira lista dos municípios em situação de emergência:
- Água Boa
- Alto Paraguai
- Araputanga
- Bom Jesus do Araguaia
- Chapada dos Guimarães
- Campo Verde
- Canarana
- Cocalinho
- Comodoro
- Confresa
- Diamantino
- Itanhangá
- Jaciara
- Juara
- Nova Maringá
- Nova Xavantina
- Novo Horizonte do Norte
- Novo São Joaquim
- Paranatinga
- Pontal do Araguaia
- Porto Alegre do Norte
- Porto dos Gaúchos
- São José do Rio Claro
- Santo Afonso
- Santa Carmem
- Sorriso
- Tabaporã