Uma onda de calor vai atingir, até quarta-feira, 14/9, parte das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão é de máximas em torno de 40°C em áreas dos estados do Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e em todo o Distrito Federal.
As altas temperaturas são provocadas a partir da formação de uma massa de ar seco associada à falta de chuva, cenário comum nesta época do ano na área central do Brasil.
Além disso, segundo especialistas, conforme os dias sem chuva se prolongam, a massa de ar seco se intensifica. A chegada da primavera, na segunda quinzena de setembro, também contribui para as temperaturas elevadas.
A partir de quinta-feira, 15/9, há uma pequena possibilidade de chuva nas localidades mais afetadas pelo calor na área central do País, o que vai amenizar as temperaturas, apesar de permanecer abafado.
A chuva age como um termorregulador da atmosfera, já que as nuvens formam uma espécie de barreira do calor.
Confira o aviso amarelo AQUI.
O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
Fonte: Mapa