Os técnicos do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) divulgaram na segunda-feira, 23/10, que a safra atual de cana-de-açúcar, no acumulado de abril a setembro deste ano, já é a mais produtiva dos últimos 20 anos, com média de 91,1 toneladas por hectare. As informações foram publicadas no Globo Rural.
Comparado com 2022, a média do acumulado anual revela um aumento de 22%, em contraste com o rendimento de 74,5 toneladas por hectare observado na temporada 2022/23. No mês passado, a colheita dos canaviais atingiu a marca de 83,2 toneladas por hectare, apresentando uma produtividade 21,3% maior do que a registrada no mesmo período da safra anterior.
A qualidade da matéria-prima (ATR) colhida no mês de setembro quase igualou a média da safra anterior, atingindo 151,3 kg por tonelada de cana. Ao longo da temporada, os valores de ATR continuam seguindo uma tendência semelhante, mantendo-se praticamente idênticos na média para a região Centro-Sul, com 136,8 quilos por tonelada de cana na safra 2022/23 e 136,6 quilos na safra atual.
“Essa diferença se deve principalmente ao bom volume e melhor distribuição das chuvas, que colaboraram com a manutenção dos níveis elevados de água no solo, condição que tende a prejudicar o acúmulo de sacarose pela planta”, disse o CTC em nota.