A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) alcançou o nível da maturidade da gestão Categoria Bronze 3. A certificação foi concedida pelo Ministério da Economia por meio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. O documento garante a existência de critérios de excelência para a governança e a transparências de recursos da União.
Das quatro faixas de pontuação da categoria nível Bronze, a Empaer alcançou a segunda, após classificação pelo Instrumento de Melhoria da Gestão dos órgãos e entidades que operam transferência da União (IMG-Tr 100 pontos). O certificado tem validade até janeiro de 2025.
Enilza Santos Ferri, chefe da Unidade de Gestão Estratégica para Resultados (Uniger) e atual presidente do Comitê Setorial de Governança e Gestão da Empaer, explica que a evolução na certificação demonstra a capacidade do órgão em evoluir e melhorar o seu atendimento.
“Receber a certificação, em menos de um ano de trabalho, pode ser considerado um avanço significativo de toda equipe de servidores da empresa. Nosso objetivo é entregar serviços de qualidade aos agricultores familiares e atingir a Categoria Bronze nível 4”, conta.
Sustentabilidade
Na avaliação de 2022, a Empaer recebeu nota máxima no quesito sustentabilidade. De acordo com Ferri, esse é um trabalho que permite identificar pontos fracos e fortes com a possibilidade de melhoria da instituição tornando-a eficiente no atendimento às demandas do público alvo e da sociedade em geral. O trabalho de monitoramento da empresa já começou e a comissão tem um prazo de dois anos para aprimorar os resultados.
O modelo considera sete fundamentos ou critérios de excelência para a melhoria da gestão de transferência de recursos da União operacionalizadas por meio da Plataforma + Brasil. Os requisitos são utilizados em uma tabela de pontuação para definir o estágio de maturidade atingido pela instituição avaliada e permite quantificar o grau de atendimento. São avaliados para pontuação: governança, estratégia e planos de aplicação dos recursos das transferências da União, compromisso com as partes interessadas, sustentabilidade, capital intelectual, orientação por processos e geração de valor público à sociedade brasileira.
Ferri enfatiza que o Governo Federal oferece meios para que os órgãos públicos adotem práticas e ações transparentes, eficazes e eficientes de excelência em gestão dos recursos, implementem planos de melhoria e alcancem elevados desempenhos, sempre com foco em resultados para o cidadão.
Fonte: Empaer-MT