HomeProdutividade

Ministra Tereza Cristina alerta para crise hídrica

Ministra Tereza Cristina alerta para crise hídrica

Seca traz desafio extra para queima controlada em MT e MS
Com crise hídrica, órgãos públicos terão de economizar energia até abril
Projeção de crescimento do Brasil deve ficar abaixo da média global de 4,5% para 2022

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, fez um alerta na quinta-feira, 19/8, para a situação da crise hídrica nacional. “A seca deste ano é maior, temos que estar vigilantes”, declarou, durante evento de entrega de equipamentos agrícolas e lideranças indígenas em Cuiabá, Mato Grosso. Por outro lado, a ministra disse que haverá abastecimento de alimentos. “O povo brasileiro tem comida nos supermercados. Não faltou e não faltará”.

Além da seca, neste momento de pouca chuva e baixos níveis nos reservatórios de água, o processo inflacionário dos alimentos foi outro ponto reconhecido por Tereza Cristina.

Ela, mais uma vez, atribuiu a disparada dos preços à pandemia de covid-19. “Estão caros, sim. Nós temos uma inflação mundial dos alimentos. A pandemia desordenou o sistema produtivo mundial”, afirmou.

Tereza Cristina participou do evento ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro do Turismo, Gilson Machado.

Os três ressaltaram que a entrega de maquinário aos povos indígenas vai ajudar quem “deseja trabalhar”. O projeto é de cerca de R$ 2,6 milhões. Além dos equipamentos, os agricultores indígenas também receberão capacitação para operar as máquinas, informou a titular do Mapa.

Os ministros articulam nos bastidores candidaturas ao Senado nas eleições de 2022 e têm rodado o País junto a Bolsonaro.

Fonte: Estadão Conteúdo