HomePecuária

Programa de conversão de pastagens apresentado a franceses

Programa de conversão de pastagens apresentado a francesesEncontro foi na sede da agência nacional Business France. Foto: Mapa

Produtor com CAR regularizado terá incentivos no Plano Safra
COP28: Alimentação e agriculutra sustentável entram na pauta
Conheça quatro benefícios do cultivo de arroz de sequeiro

Como parte da programação da visita do Presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil, que aconteceu na semana passada, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentaram algumas iniciativas do Ministério à delegação empresarial francesa que acompanhou o presidente.

O encontro ocorreu em São Paulo, na véspera da visita de Macron, na sede da agência nacional Business France, que conta com mais de mil colaboradores no mundo e trabalha com uma rede de parceiros dos setores público e privado. O Mapa foi representado no ato pelo secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Julio Ramos, e pelo coordenador-geral de Atração de Investimentos Estrangeiros e Cooperação Internacional, Luiz Claudio Caruso.

A reunião também teve a participação de dezenas de representantes de empresas francesas focadas em inovações sustentáveis na agricultura. Entre as iniciativas apresentadas pela equipe do Mapa, foi destacado o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD).

O PNCPD visa contribuir com a segurança alimentar e nutricional do planeta e o enfrentamento às mudanças climáticas. O programa também prevê a recuperação e conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis, podendo praticamente dobrar a área de produção de alimentos no Brasil sem desmatamento, evitando a expansão sobre áreas de vegetação nativa, no prazo de dez anos.

Além disso, a transformação da agropecuária brasileira foi um dos pontos enfatizados.

“Foi uma excelente oportunidade para representar o ministro Carlos Fávaro e o secretário Roberto Perosa, compartilhando experiências, explorando novas tecnologias e enfatizando o papel sustentável do Brasil, que contribui significativamente para a redução da insegurança alimentar global”, disse Julio Ramos.

A delegação do Mapa foi recepcionada pelo diretor geral da Business France, Laurent Saint-Martin, pelo diretor de AgroTech, André Jurgens Rios, e pelo conselheiro agrícola, Pierre-Adrien Romon.

“Desde o lançamento do programa nacional de bioinsumos pelo Mapa, a França se posicionou prontamente com ações lideradas pela Business France, apoiando dezenas de empresas francesas interessadas no Brasil. O Mapa e a Embrapa sempre nos deram suporte, participando dos nossos eventos e ações de comunicação junto ao setor empresarial francês do segmento de bioinsumos. Assim, mais de 50 empresas foram acompanhadas desde 2020, e 10 projetos de implantação foram confirmados, com o objetivo de médio prazo de estabelecer unidades produtivas e fabricar bioinsumos em território brasileiro, aumentando a oferta de soluções eficientes e sustentáveis e gerando empregos no país”, enfatizou André Jurgens.

Fonte: Mapa