Os pecuaristas de Mato Grosso já devem colocar no radar os preparativos para o início da estação de monta, que deve ocorrer com o começo do período chuvoso no Estado. A técnica exige planejamento e é considerada uma ferramenta importante para ganhos de produtividade.
O gerente de relações institucionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o médico-veterinário Nilton Mesquita, explica que a estação de monta é uma técnica sem custo algum e que consiste em concentrar as atividades reprodutivas em um período do ano, dentro do qual as matrizes são expostas à reprodução por meio natural ou inseminação artificial.
Segundo ele, estabelecer um período da estação de monta que coincida com o momento de maior disponibilidade de pastagem, com melhor qualidade, proporciona impacto na fertilidade dos animais. Por isso, os pecuaristas devem se planejar para obter o melhor potencial de desenvolvimento de seu rebanho.
“O planejamento da estação de monta deve acontecer com antecedência. Ou seja, já é hora de ir se preparando. Realizar a compra de insumos, como a escolha do sêmen dos touros para quem for fazer inseminação artificial, realizar a vacinação dos animais contra doenças reprodutivas e fazer o exame andrológico que avalia a fertilidade dos reprodutores, por exemplo”, diz Nilton Mesquita.