HomeProdutividade

Presidente edita decreto que altera regras sobre agrotóxicos

Presidente edita decreto que altera regras sobre agrotóxicos

Redução da distância para aplicar agrotóxico pode afetar produtividade
Ministério da Agricultura registra 50 defensivos agrícolas
Mato Grosso do Sul registra o dobro de intoxicação por agrotóxicos

O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou decreto que altera regras sobre produção, pesquisa, utilização, importação e exportação de agrotóxicos no Brasil. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 8/10.

De acordo com a secretaria-geral da Presidência, os principais objetivos do decreto são “reformular o processo de análise de registros, facilitar a pesquisa com agrotóxicos para viabilizar inovações tecnológicas e implementar ações para proteger os aplicadores de agrotóxicos”.

Como mostrou o Broadcast/Estadão, o novo texto fixa em até três anos o prazo para análise de registro – hoje é 120 dias, mas na prática o tempo médio é de seis anos.

O decreto também estabelece a criação do registro de aplicador e obrigatoriedade de treinamento para os profissionais, desburocratiza rotinas administrativas de análise e registro do Ministério da Agricultura, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), simplifica o processo de registro de agroquímicos para exportação, a fim de atrair investimentos para o País.

Fonte: Estadão Conteúdo