Com o uso de tecnologias de sequenciamento de DNA e bioinformática de última geração, pesquisadores da Embrapa montaram o genoma de uma das gramíneas forrageiras mais utilizadas na agropecuária tropical, especialmente em sistemas de integração: a Urochloa ruziziensis. As informações geradas a partir do genoma dessa espécie de braquiária são d grande importância. Confira:
- Conhecimento deve acelerar melhoramento da espécie, mais conhecida como braquiária. Atualmente, o processo de desenvolvimento de uma nova cultivar demora mais de uma década.
- Informação pode ser aplicada tanto para melhoramento da espécie como para gerar indivíduos voltados a participar de cruzamentos com outras espécies.
- Resultado auxiliou na identificação de cerca de 40 mil modelos gênicos, regiões do genoma que podem estar relacionadas a características de interesse produtivo.
- Sequenciamento coloca Embrapa na vanguarda do uso de ferramentas genômicas para melhoramento de forrageiras tropicais, recurso já usado em culturas como soja, milho e eucalipto.
- Apesar de ser o mais usado nas pastagens tropicais, o gênero Urochloa conta com poucas cultivares atualmente.
- Conhecimento permitirá maior diversidade genética da gramínea, o que a deixará menos vulnerável a pragas, doenças e fatores climáticos.
Fonte: Embrapa