A trabalhadora rural de Mirassol d’ Oeste, Erinelza dos Santos, 37, realizou o sonho de operar um trator. Ela atua na área há dois anos e, neste ano, adquiriu mais um conhecimento: concluiu o treinamento em Operação de Colheitadeira de cana-de-açúcar, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural.
No período da safra da cana-de-açúcar, outras cinco companheiras se juntam a Erinelza para operarem máquinas agrícolas na mesma propriedade. “Somos cuidadosas, geralmente nosso trator é mais limpo e recebemos elogios por sermos detalhistas”, afirma.
Desde criança, Erinelza sonhava em operar a máquina, mas só pôde realizar este sonho a partir de 2018, quando se capacitou para a função. “Eu tinha 10 anos de idade e já gostava, mais ainda não tinha força nem para segurar o volante”.
Assim que pode, a trabalhadora fez um treinamento por conta própria para conseguir a atual vaga de emprego. Desde então já perdeu as contas de quantos treinamentos pelo Senar-MT e Sindicato Rural de Mirassol d’ Oeste já concluiu para se qualificar cada vez mais. “Não estou bem lembrada, mas acho que foram dois a três cursos só no ano passado”, afirma.
Segundo o presidente do Sindicato de Mirassol d’ Oeste, Francisco Ferreira, a presença de mulheres tem sido cada vez mais constante na demanda de treinamentos nessa área. “Elas têm procurado bastante o sindicato. Algumas trabalham aqui na cidade com a cana-de-açúcar e outras conseguem emprego em cidades como Sapezal, que é mais voltada para a cultura de grãos”.
Fonte: Ascom/Senar-MT