HomeTecnologia

Drone elétrico criado na Austrália pode impulsionar o agronegócio

Drone elétrico criado na Austrália pode impulsionar o agronegócioVolanti está sendo testado em projeto nos EUA. Foto: Carbonix/ Reprodução

Indígenas utilizam drones para regenerar áreas degradadas no MT
Ministério da Agricultura regulamenta uso de drones em atividade agropecuária
Tecnologia como aliada ao combate do crime ambiental em Mato Grosso

Um drone de origem australiana fabricado pela Carbonix desde 2017 começou a ser testado em Michigan, nos Estados Unidos, com a promessa de performance extremamente eficiente para a agricultura. O Volanti possui alta precisão e é usado normalmente para vigilância aérea. As informações são do Olhar Digital.

O Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Michigan (MDARD) testará um conceito inovador que envolve combinar imagens de satélite com drones. Especialistas acreditam que essa abordagem desempenhe um papel importante no rendimento e qualidade das safras nos próximos anos, além de melhorar o gerenciamento de água e nutrientes usando tecnologias de sensoriamento remoto aéreo e equipamentos como o drone desenvolvido pela Carbonix. Quem controlará os voos de teste será uma empresa norte-americana, a ArgenTech.

O Volanti

Este modelo é veículo aéreo não tripulado e segundo sua fabricante, o “mais avançado do mundo”. Ele mede 3,6 metros de envergadura e pode voar por até duas horas, sua autonomia permite cobrir até mil hectares de terreno, o modelo  decola e aterrissa na vertical, em termos de sensores, estão inclusos itens como fotogrametria e imagem multiespectral e, ainda, de acordo com a Carbonix, o Volanti foi projetado para decolar rápido e funcionar mesmo em “condições desafiadoras”. O drone custa cerca de US$ 102 mil, ou R$ 490 mil na cotação atual sem impostos.