HomeTecnologia

Empresas selam parceria para calcular emissão de carbono

Empresas selam parceria para calcular emissão de carbonoParceria vai acelerar soluções baseadas na ciência. Foto: Embrapa

Aprovada pelo Senado MP que estimula mercado de carbono na gestão de florestas
Mundo pode atingir limite para aquecimento global em seis anos
Com legislação, MT pode ser ‘Disneylândia’ do mercado de carbono

Embrapa e Cargill firmaram  parceria para calcular a emissão de carbono na pecuária de corte. O levantamento será feito no laboratório de pesquisa da Embrapa em Minas Gerais, com o uso de câmaras respiratórias climatizadas. Com foco na sustentabilidade e na eficiência, a metodologia busca minimizar o desperdício de nutrientes nas dietas dos bovinos de corte, contribuindo para a saúde animal e o aumento da produtividade. As informações são do Globo Rural.

“Nosso apoio técnico para redução de gases de efeito estufa acaba de subir um degrau inédito em termos de qualidade, inovação e entendimento do que o setor precisa”, disse, em nota, Pedro Veiga, consultor técnico de carne bovina da Cargill.

De acordo com Veiga, existem outros equipamentos no mercado, mas as câmaras respiratórias climatizadas representam o estado da arte nessa mensuração, justamente por medirem mais de tipos de gases.

Essa parceria estratégica com a Embrapa acelerará o desenvolvimento de tecnologias para a pecuária. Com o uso de câmaras de respiração, será possível simular diferentes ambientes climáticos e avaliar o desempenho de diversas dietas para ruminantes, contribuindo para a pesquisa em todo o território nacional.

“Os aditivos alimentares que mitigam o metano entérico são uma estratégia importante para sistemas de produção de alta eficiência. Avaliar esses insumos em condições locais é um passo necessário para viabilizar a adoção adequada da tecnologia pelo setor produtivo”, revelou Thierry Tomich, líder de pesquisa em produção pecuária sustentável da Embrapa Gado de Leite.