Cada vez mais presente no campo, os drones têm sido muito usado tanto na agricultura quanto na pecuária. Saber operar o equipamento, porém, é fundamental para usufruir de todo seu potencial. Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o sindicato rural estão oferecendo um treinamento para os interessados em trabalhar com drones na agropecuária, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá.
Segundo o superintendente regional do Senar-MT, Rodrigo Garcia, o treinamento de operação de drone e de asa rotativa conta com uma tecnologia que vem ganhando muito espaço na agricultura, tanto em grande escala, quanto na agricultura familiar.
“O Senar está aqui para dar suporte aos produtores e trabalhadores rurais e, também, à população urbana, que deseja entrar no mercado de trabalho do agro”, disse ao G1MT.
Além da agricultura e pecuária, a utilização dos drones pode auxiliar outros serviços, como a energia solar. A consultora comercial Marlene Almeida conta que o drone é de extrema importância para a criação do projeto, pois ajuda a verificar o dimensionamento de placas, aproveitamento e sombreamento do sol.
“Hoje, na energia solar, a gente não tem como fazer um projeto bem feito sem o drone”, disse.